segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Assédio Moral- Excelente Artigo de Herbert Lobo

Assédio Moral atinge 38% dos Servidores(Jornal O Povo)

Comissão será formada para investigar ações

nas instituições públicas do Ceará e propor soluções

Nas últimas décadas, o assédio moral ou violência moral vem gradativamente sendo reconhecido como um sério problema no ambiente de trabalho. A professora de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), Regina Viana, realizou uma pesquisa com funcionários públicos de Fortaleza, Sobral e Crato e identificou que 38% deles sofrem assédio moral.

Já no caso das empresas privadas, ela afirma que somente 25% dos funcionários declaram sofrer assédio. Para reverter esse quadro e amparar o servidor público, até o fim deste ano, uma comissão será especialmente formada para investigar e propor soluções para o problema.

Rejeição, depreciação, indiferença, exposições repetitivas, ou qualquer outra situação humilhante que gere sofrimento a saúde mental do trabalhador podem ser considerados exemplos de assédio moral. Segundo a professora, qualquer situação constrangedora que dure, em média, seis meses, com frequência diária ou semanal, é assédio. Ela ressalta que, no serviço público, diferente do privado, os funcionários não têm a quem recorrer, e a demanda de reclamações é grande.

Foi por isso, esclarece, que a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag); o Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest); e o Fórum Unificado das Associações de Servidores Públicos do Ceará se uniram para treinar funcionários do setor de Recursos Humanos de instituições públicas e formar a comissão que avaliará todos os casos.

A psicóloga explica que, dessa maneira, o servidor poderá denunciar o assédio. Os integrantes da comissão farão visitas aos órgãos e aplicarão questionário aos funcionários. Caso seja comprovado assédio moral por conta de algum superior, será instaurado um processo administrativo ou judicial.

Regina destaca a importância de se fazer campanhas de conscientização com os servidores. Ela aponta que os casos são mais frequentes no funcionalismo público devido à estabilidade do cargo. Já nas empresas privadas, os empregados, por medo, evitam denunciar. Em casos extremos, pedem demissão e encerram o problema. “Para provar um assédio moral, é necessário contar com testemunhas e provas concretas, como gravações e vídeos”, diz.

por Karla Camila

Em tempo: os casos de assédio moral, a cada dia, se multiplicam e os infratores que cometem essa indignidade humana raramente são punidos. As leis que qualificam esse crime são rarefeitas, as vítimas não conhecem seus direitos, os colegas de trabalho tem medo de testemunhar contra os “chefes” e etc. Além de tudo, os criminosos – em regra – são pessoas acima de qualquer suspeita, ocupam cargos e posições sociais de destaque na sociedade, o que intimida as vítimas e faz a justiça – que deveria ser cega – enxergar.


Link:
http://blog3.opovo.com.br/zonanorte/assedio-moral-atinge-38-dos-servidores/

Trem passando defronte o Afonso Grill



Novembro de 2009.

Gatos & gatos & gatos






Nov. de 2009.

Restaurante Lagos



Nov. de 2009.

Amigo Nicolau e friends



Casarão do Espetinho, nov de 2009.

Coming back to the States





Zé Filho, Al e Dan. Segunda-feira, dia 09/nov/2009.

Acerolas....



Lindas! Simplesmente lindas. Casa do pai do Del, nov. 2009.

Passos e Mayra




08 de novembro de 2009. Fortaleza Ceará.

Apartamento do amigo Passos









Fortaleza, Ce, novembro de 2009.

Aniversário do casal Afonso Mota/ Avani Pacheco







Nas fotos aparecem, de cima para baixo: Prof. Afonso Mota(90 anos), Dona Avani, Ana Alzira, uma estátua, Passos e Mayra. Início de Novembro de 2009, creio que dia 08.

Av. Barão de Studart com Av. Antônio Sales



Do lado direito, quase na esquina e defronte ao antigo Romcy, existia há muitos anos um grande pé de cajueiro. Ele existe ainda, sim,.... Perto dele existia um ponto de ônibus. Foto de Nov. de 2009.

Canecanto







Canecanto, uma agradável Choparia. Fica na Avenida Barão de Studart. 08 de Novembro de 2009.

Sala de Trabalho Prof. Daniel



Outubro/Novembro de 2009.

domingo, 29 de novembro de 2009

Cuidado! Homens trabalhando. Correção da OBMEP.













Correção das Provas da OBMEP(Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Dias 07, 08 e 09 de Novembro de 2009.Professores Delano Klinger, Zé Filho, Alexandrino, Roberto, Daniel Caetano, Alencar Menezes, Adenilson, Geraldo, Vilmar,Valdenízio, Valdenizio Jr., Barbosa, Valdir, (depois colocarei os nomes dos restantes)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Google 219.000 o que?



O Blog atinge a marca de 219.000 ....Te cuida meu estimado Amigo Rubens Lima! 03 de Novembro de 2009.

Convite Doutores do ABC Geozinho 1999



O Tempo passa...o Tempo voa...e não volta mais....(DanCaeFig)

Colégio Sobralense



Vera e Caetano Neto, 1997, por aí.

Verinha, Caetano Neto e Dr. Aquino



Santa Casa de Misericórdia, Sobral, Ce, 14 de Dezembro de 1996.

Restaurante La Bambina, Angra dos Reis



Os alunos do Colégio Naval tomamos muito Chopp acompanhado de uma maravilhosa Pizza nos anos de 1972/1973. Creio que o dono chamava-se Maldonado, um gringo gente muito boa. Quanta Saudade!

O Colégio Genius e o Impeachment de Collor de Mello



Agosto de 1992.

Estação Ferroviária de Sobral em 2002



Crédito da Foto: DanCaeFig

Conta da Coelce em 1992



Como era o formulário de uma conta da Coelce.

Daniel Caetano e o cachorro Lunik



Rua Antonio Augusto, 1080, Fortaleza, Ceará, Fevereiro de 1976.