quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Artigo Deputado Teodoro Soares: A Veja não Viu.

Transcrevo, na íntegra, brilhante análise feita pelo Deputado Professor José Teodoro Soares rebatendo a recente e caluniosa reportagem publicada pela Revista Veja sobre Sobral:

"Polêmica, a matéria da revista Veja intitulada The United States of Sobral tem provocado comentários diversos. Ao ressaltar, de forma picaresca, as peculiaridades sobralenses, a revista levou para o Brasil o que já comentamos no Ceará em tom de blague.

Quanto a isso, não há novidade. Os sobralenses, dando prova de sua autoestima elevada, sabem rir de si próprios. No Beco do Cotovelo, ponto nevrálgico da cidade, pode-se ler uma placa indicativa em inglês: Elbow Street.

Lamentavelmente, o jornalista descambou para alguns exageros, tentando fazer contraponto com números que fogem da realidade. Certamente, porque não teve muito tempo para apurar devidamente sua matéria. Um dos pontos fortes de Sobral é exatamente o fornecimento de água, feito pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

O SAAE tem excelente estação de tratamento e fornece água de ótima qualidade. Esse fornecimento está quase universalizado, com a oferta chegando a mais de 95% dos domicílios sobralenses. Saneamento é outro destaque nas recentes administrações municipais. Quando Cid Gomes assumiu a Prefeitura, o acesso só atingia 6% da população. Hoje o percentual é de 80%, um dos mais elevados nas cidades brasileiras.
Educação e saúde são áreas que servem para colocar a cidade em vitrine, com a conquista de prêmios nacionais e internacionais, além do reconhecimento expresso por diversos organismos. No ensino, a prioridade que Cid Gomes deu em sua administração, A Universidade Estadual Vale do Acaraú foi parceira de toda hora, seja na qualificação de professores e envolvimento nos diversos projetos empreendidos.

Sobral é realmente uma cidade sui generis e chama a atenção de quantos lhe visitam como aconteceu com o repórter da Veja, que, obviamente, não conhece nossa história em profundidade. Sobral foi das cidades que mais cresceu nos últimos anos, principalmente com a chegada de Cid Gomes, que marcou o fim de um período de estagnação política, econômica e social.

Cid deu continuidade a um projeto iniciado pelo primeiro bispo dom José Tupinambá da Frota, responsável por diversas obras que projetaram Sobral para o futuro. Com o apoio da Diocese, e da UVA, Cid encontrou o ponto de inflexão na história sobralense.

Hoje, a cidade respira cultura com seus cerca de 13 mil universitários. Só a UVA detém 8 mil alunos. Os demais frequentam as outras quatro instituições de ensino superior.

Com o Cid, tivemos o reconhecimento do corredor cultural da cidade como patrimônio histórico cultural. A cidade conta com três bem equipados museus, o Dom José (de arte sacra), o do Eclipse (com observatório astronômico) e o Madi, de arte moderna, que tivemos a honra de ajudar a trazer para Sobral.

Sobral, como reconheceu o jornalista, é uma cidade cosmopolita, metrópole regional, cidade universitária, fruto do esforço de seus filhos ilustres ou anônimos que amaram e amam com calor desmedido a sua terra. "

O Autor deste Blog acrescenta: Ao lúcido Deputado, o meu(nosso) reconhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário