terça-feira, 6 de outubro de 2009

Artigo da Jornalista Adísia Sá

Transcrevo abaixo, na íntegra, brilhante e imparcial artigo publicado pela Jornalista Adísia Sá(com "J" maiúsculo, diferentemente do outro...) , o qual pesquei na Net(rede),no Blog do Rubens Lima( Sobral em Revista). Aí vai:

" A jornalista e professora Adísia Sá, integrante do Conselho e Ética da Fenaj, assina artigo no O POVO desta terça-feira abordando o episódio da matéria veiculada na revista Veja sobre a cidade de Sobral. O título – The United States of Sobral, foi considerado fruto de pena mercenária. Confira:

Digo sempre: não há pequenos e grandes jornais, mas grandes e pequenos jornalistas. Veja de 30 de setembro do corrente ano, se apequenou ao abrir suas páginas para a matéria “The United States of Sobral“. Não falo em “censura“, em absoluto, mas do descuidar-se na seleção de seus colaboradores. Veja não merecia quem subscreveu aquele texto.
Ao procurar atingir figuras da política filhas de Sobral , no caso Ciro e Cid , da família Ferreira Gomes , empregando o deboche como ingrediente do que faltara na escrita, o autor da matéria não criou piada, nem mereceu ser assunto no “beco da poeira“(*): evaporou-se como a sua desidratada produção. O sobralense tem requintado senso de humor e disto faz uso, não para atingir os outros, mas para enfatizar suas fraquezas ou manias. Ninguém como o sobralense brinca com as virtudes e os defeitos, não dos “outros“ , mas os seus. Pena mercenária, o autor da matéria das páginas 144 , 145 e 146 da Veja procurou ironizar aquilo que desconhece e agradar a seu patrono .
Não vou defender Sobral dizendo que os ônibus com a inscrição School Bus são atestado insofismável da educação de seu povo. O que se poderia dizer de quem, recebendo um presente, ignorasse quem o enviou? Mas disto não entende o autor da gracinha fora de hora. Por falar nisto, o caminho que o “escritor“ tomou para ser falado, foi o mais deplorável: atraiu para si a indignação de quem se engrandece pelas virtudes e qualidades que possui e não pelos defeitos de quem o procura atingir.
Para aparecer, o fulano de tal achou de envolver nas suas mal “traçadas linhas“ a Serra da Meruoca, com certeza por ele não visitada, mas pelo prazer de amesquinhar, além do povo, a terra sobralense. Sem mais o que “dizer“, o albergado da Veja tenta envolver a figura cultuada de dom José Tupinambá da Frota, apontado como profeta da era Ferreira Gomes.
Fulano de tal procurou: está na boca de todos. Impublicavelmente conseguiu.

Adísia Sá - Jornalista
adisia@opovo.com.br

(publicado originalmente no Blog do Eliomar)

PS - (*) no termo Beco da Poeira, não pensem que Adísia Sá trocou pelo nosso Beco do Cotovelo, ela se referiu mesmo foi ao famoso beco de Fortaleza.
Postado por Sobral em Revista às 10:09"

Nenhum comentário:

Postar um comentário