terça-feira, 29 de setembro de 2009

Um artigo em defesa de Sobral

Deu no Blog do Eliomar:

"A reportagem da Veja ironizando a cidade de Sobral (Zona Norte do Ceará) continua rendendo protestos à vontade. O ex-procurador-geral do município, Reno Ximenes (Gestão Cid Gomes) nos manda artigo em defesa da cidade. Confira:

MADE IN SOBRAL

A revista VEJA publica na última edição, matéria de profundo teor preconceituoso contra o nordestino, utilizando Sobral, como pretexto para deflagrar críticas política à campanha do Ciro à Presidência.

A péssima qualidade jornalística assinala aos olhos dos paulistanos, os quais só se esperariam ver no interior do nordeste: jumentos, cangalhas, mandacarus, analfabetismo, sede e fome.

Fui eu quem foi aos EUA, quando procurador geral, buscar doações de uma fundação ao Município de Sobral, quando trouxemos ônibus, compactadores de lixo móveis e ambulâncias, sem nenhum teor de xenomania.

Todo esse estigma difundido à Sobral tem a sua origem creditada ao porto de Camocim, porta de entrada das riquezas do Estado por muito tempo, onde as sedas, linhos, uísques, perfumes franceses e carros importados, passavam primeiro nas mãos dos sobralenses abastados, o que provocava um furor inconsolável na elite da capital do Estado.

Sobral é terra de gente boa e trabalhadora e de rigoroso bom gosto na gastronomia, música, literatura e cultura. Ainda, detém, hoje, os melhores índices de educação – básica e superior, saúde, além de um generoso parque comercial e industrial. All completely done with sobralenses.

Reno Ximenes Ponte é advogado.

(reno@ximenes.info)

Categoria(s): Ceará por Eliomar de Lima"

Um comentário:

  1. Esta revista InVeja é o canal de desabafo de políticos derrotados que preferem ver o nordeste na miséria para eles saírem como o tal. Este mesmo preconceito que fazem contra nós, eles também sofrem dos Italianos e outros povos tão menores qto eles.
    Qto a Sobral, "Somos a única cidade no mundo que tem seu nomes escrito em todas as línguas e é falado em todo os paises do mundo nos livros de física, pois foi aqui onde a Humanidade reconheceu que Albert Einsten era um gênio, pois neste lugar foi comprovado a Lei da Relatividade.

    ResponderExcluir