segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Por Um Ensino Público, Gratuito e de Qualidade - Enade 2005

Instituições públicas têm maiores notas no Enade

Foto: Wanderley PessoaOs cursos das instituições de ensino superior públicas são melhor avaliados do que os do setor privado. Foi o que comprovou o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2005. Em todo o Brasil, dos 181 cursos que obtiveram nota cinco, apenas 17 pertencem a instituições particulares, enquanto 164 são de instituições federais e estaduais. Em relação ao segundo melhor conceito (nota quatro), foram 468 cursos de instituições públicas e 381 particulares.

"Confirma-se, mais uma vez, o registro de melhores resultados pelo ensino superior público", afirma Dilvo Ristoff, diretor de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Além disso, as instituições públicas oferecem melhores condições para o desenvolvimento de seus alunos, como mostra o Indicador de Diferença entre o Desempenho Observado e o Esperado (IDD). O IDD é uma novidade lançada este ano pelo MEC para medir o conhecimento agregado dos alunos que estão concluindo o curso com o estimado, que é baseado na média dos cursos da mesma área.

O percentual de cursos com desempenho abaixo do esperado (com IDD negativo) das instituições federais de ensino ficou em 41,8%. Os das estaduais representaram 44,7%. Já os cursos das instituições privadas, 46,5%. As municipais chegam a somar 59,2% dos cursos.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, acredita que os resultados do Enade vão permitir ao MEC implementar de maneira efetiva o sistema regulatório do ensino superior. "A partir desses dados, as comissões de avaliação vão trabalhar in loco para dar um conceito às instituições", disse, referindo-se à próxima fase da avaliação de desempenho dos cursos. Caso o conceito seja negativo, a instituição deverá assinar um termo de compromisso com o MEC para melhorar a qualidade do produto que oferece. Se não atender o compromisso, o curso pode ser fechado.

Desempenho estadual - Minas Gerais obteve, proporcionalmente, o maior número de conceitos máximos no Enade 2005. O estado conquistou 58 notas cinco, o conceito mais alto para 8,8% dos cursos avaliados. O segundo estado com mais conceitos máximos, proporcionalmente, foi o Rio Grande do Norte. Foram seis notas cinco, o que representa 7,8% do total de cursos avaliados. O terceiro colocado foi Roraima, com 7,7% dos cursos avaliados com nota mais alta.

O Enade 2005 avaliou 277.476 estudantes de 5.511 cursos de graduação pertencentes a 20 áreas do conhecimento: arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharias (distribuídas em oito grupos), filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.

Repórteres: Flavia Nery e Juliana Meneses


Fonte: Site do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário