sábado, 20 de março de 2010

Professor Sampaio


"Nos últimos anos a radiofonia da região vem enriquecendo com o ingresso de talentos oriundos de outras áreas. Quase todos visam apenas compartilhar com o público toda a bagagem cultural e experiência adquiridas ao longo de anos. São advogados, bancários, empresários, educadores, engenheiros, funcionários públicos, médicos, políticos, dentre outros profissionais liberais, em sua maioria já consagrados em outras atividades ou com a missão já cumprida. Ou, até mesmo, aqueles que optam pelo rádio como segunda ocupação. Dentre os que vêm obtendo sucesso também no microfone, merece destaque o professor Francisco Sampaio Sales, 67, apresentador da Rádio Ressurreição AM 1460.
Nascido em Meruoca (CE), no dia 26 de maio de 1942, Professor Sampaio Sales é filho de Maria Sampaio Sales e Gabriel Francisco de Sales. Reside em Sobral desde 1958, quando veio completar seus estudos, tendo sido aluno do Seminário São José de Sobral (CE). Nesta cidade se casou com a bancária (BB) Lysia Pimentel Gomes Sampaio, já falecida, com quem teve os filhos Décio, Jacyra, Enia e Liv. É sobralense por Título de Cidadania concedido através do Projeto de Lei Nº 074, de autoria do vereador Esmeraldino Mendes.
Formado em Letras e Engenharia de Operação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Prof. Sampaio também é detentor de muitos outros títulos na área da educação. É especialista em Ciências da Educação e Mestre em Gestão Pública pela UVA/Universidade de Lisboa. No magistério, iniciou como professor de vários colégios locais, dentre eles, Sobralense, Estadual Dom José Tupinambá da Frota e Santana. Desempenhou, também, importantes funções na área administrativa de várias instituições: Vice-Diretor do Colégio Sobralense, Prorreitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UVA por dez anos, Prorreitor de Educação Continuada por três anos, Chefe do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura de Meruoca (CE), Chefe do Setor Didático da Faculdade de Engenharia de Operação, Supervisor Pedagógico do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, Chefe do Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia Dom José de Sobral. Atuou, ainda, como Juiz Classista da JCJ de Sobral e como Chefe do Setor de Seleção e Analista de Treinamento da Companhia Cearense de Cimento Portland.
Além da grande contribuição à educação do município, Prof. Sampaio tem destacada participação em diversas instituições socioculturais e clubes de serviços locais, outro motivo para ser merecedor do reconhecimento e do respeito dos sobralenses. Foi Presidente do Rotary Club de Sobral, é membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras (Cadeira nº 5), Membro da Comissão Estadual do Projeto Nordeste (CAPES/FUNCAP), sendo estes os cargos de maior relevância. Por sua operosidade, o educador já recebeu diversas comendas, destacando-se Medalha Paul Harris Fellow The Rotary Foundation do Rotary internacional, Título Paul Harris, Medalha Presidente João Tomé, Placa de Prata do Rotary Club Betânia, Mérito UVA – 30 anos, conferida pela UVA, e Troféu José Maria Soares, concedido pelo Centro Cultural Dom José de Sobral.
Quando ao ingresso no rádio Prof. Sampaio garante se tratar da realização de um antigo sonho, antes impedido pelas inúmeras ocupações. Desde a juventude acompanhou a trajetória dos grandes ícones desse importante meio de comunicação, chegando até a eleger o veterano radialista Marcos da Cruz como modelo profissional a seguir. Com o surgimento da Rádio Universitária AM 1320 de Sobral, hoje Regional, veio a fase de estágio e a realização do Curso de Radialista em 2004, tendo sido apontado pelo Prof. José Teodoro Soares.
Na comunicação, Professor Francisco Sampaio Sales escolheu como meta principal difundir a cultura nas suas mais variadas formas. Queria repartir com os ouvintes o conhecimento e a experiência que adquiriu nas outras atividades. Resolveu, então, fazer isso através do melhor da música popular brasileira, da poesia e da informação de qualidade. Para isso criou o programa “Ao cair da tarde”, que marcou época durante anos na Rádio Universitária, transmitido em cadeia com Educadora e Ressurreição, das 16 às 17h.
Depois de um curto período fora do ar, neste mês resolveu retornar aos microfones da Rádio Ressurreição AM 1460. Atualmente brinda os ouvintes com sua comunicação fácil e músicas criteriosamente selecionadas nas tardes das terças e quintas-feiras no mesmo horário que o consagrou. Dessa forma, o ilustre educador e radialista repassa a receita de como conseguir aquilo que ele sempre defendeu, que é o surgimento de mais programas de qualidades para engrandecer ainda mais o rádio brasileiro. Contatos com Prof. Sampaio: franciscosampaiosales@gmail.com "
Fonte: Coluna do Artemísio da Costa (Jornal Correio da Semana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário