domingo, 14 de março de 2010

História do Time do Guarany de Sobral

Pretendemos, brevemente, colocar aqui a História do Clube que é amado pela maioria dos Sobralenses; atendemos sugestão do amigo de adolescência Victor Ponte. Colocaremos,inicialmente, postagens sem obedecer, necessariamente, a cronologia dos acontecimentos. Depois, procuraremos dar uma sequência lógica. Este é o nosso objetivo.
Aí Vai(18/03/2010):
******************************
"O Guarany Sporting Club é um clube de futebol da cidade de Sobral, no Estado do Ceará, Brasil. Foi fundado em 2 de julho de 1938. Seu uniforme é composto de camisa com listras horizontais vermelhas e pretas, calção branco e meias listradas em vermelho e preto. Seu mascote é o Cacique do Vale. Manda seus jogos no estádio Plácido Aderaldo Castelo, o "Junco
Fundação
1938 - No dia dia 2 de julho, na residência do Sr. Luiz Nogueira Adeodato, localizada na esquina da avenida Dr. Guarany com rua Cel. Mont'Alverne, em Sobral, nasceu o Guarany Sporting Club. A origem do nome foi em tributo ao médico Dr. Antônio Guarany Mont'Alverne, filho ilustre de Sobral, que ainda jovem tornou-se o primeiro médico de Sobral nascido na cidade.
Em 2002, alcançou o ponto mais alto de sua história futebolística ao conquistar o acesso para o Campeonato Brasileiro Série B, em virtude do terceiro lugar conquistado na Série C em 2001, e do pedido de licenciamento do Malutron, vice-campeão da Série C daquele mesmo ano."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guarany_Sporting_Club
Post Scriptum: O autor que fez esta postagem na Wikipédia comete equívoco, pois o Dr. Guarany, realmente excelente médico, a exemplo de seus descendentes, não foi o "primeiro médico a nascer em Sobral". Poderei citar dezenas de Médicos sobralenses que o precederam. No momento, recordo-me dos Drs. Manoel Marinho de Andrade, Massillon Saboia de Albuquerque, Visconde de Saboia,(...). Mas pelo que sei, o nome do time foi realmente em homenagem ao excelente Médico e pessoa que foi o Dr. Guarany.
******************************
Estatísticas:
Maior vitória em casa - Campeonato Cearense 2009 -Guarany de Sobral 3-0 Itapipoca
Maior vitória fora- Campeonato Cearense 2010- Maranguape 0-2 Guarany de Sobral
Maior derrota fora -Campeonato Cearense 2010- Horizonte 4-1 Guarany de Sobral
Maior derrota em casa Campeonato Cearense 2009- Guarany de Sobral 1-4 Fortaleza
******************************
"Aconteceu em 1970
O ex-árbitro pernambucano, Louralber Monteiro, que há mais de 3 décadas está radicado em Fortaleza, foi o entrevistado do programa “As Frias do Sérgio”, apresentado pelo jornalista Sérgio Ponte, na Rádio O Povo AM/CBN, no último sábado. Ele relatou um fato que há anos é relembrado por antigos torcedores do Guarany, sobre o episódio que há quase 40 anos envolveu o ponta-esquerda Jaldemir, no jogo Guarany x Ferroviário, disputado no estádio Presidente Vargas, que decidiu o campeonato cearense de 1970. Conta Louralber Monteiro que o Guarany estava retornando a campo para o 2º tempo do jogo, quando Jaldemir ao adentrar o gramado do PV se dirigiu em direção ao árbitro em questão, apresentando-lhe uma proposta indecorosa, que segundo ele, a mando do técnico Ivonísio Mosca de Carvalho. Jaldemir ao conversar com o árbitro teria se expressado da seguinte maneira: nós jogadores e a comissão técnica daremos todo dinheiro da premiação para o Guarany ganhar o jogo. O Sr. topa? No centro do gramado onde se encontrava ao lado dos 2 assistentes, Louralber Monteiro não gostou do que ouviu e imediatamente levou o atleta à presença dos também árbitros, Manoel Alves Araújo e Gilberto Ferreira e pediu para Jaldemir repetir a proposta.
Louralber não contou até duas vezes e expulsou de campo Jaldemir antes de começar o 2º tempo do jogo, além dos jogadores que ocupavam o banco de reservas e o pivô de tudo, Ivonisio Mosca de Carvalho. No 2º tempo o Guarany jogou com um atleta a menos, perdeu o título e o Ferroviário foi campeão naquele ano. Jaldemir depois foi contratado pelo Ceará Sporting Clube, mesmo destino do atacante Carrete, que foi companheiro de Jaldemir no time rubro-negro. "
Fonte: Jornal Correio da Semana
******************************
******************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário