domingo, 27 de dezembro de 2009

65 anos de casamento (Cel. Antonio Eneas Pereira Mendes e Regina Ximenes Sabóia de Aragão)



Fonte da Fotografia: Site Panoramio; foto colocada por Bias Mendes. Fonte da informação da data: Desembargador e Historiador Ademar Mendes Bezerra, que aparece na foto.

17 comentários:

  1. Bias, você está certo que era os 50 anos de casamento e não os 65 anos??? Sou bisneta deles e tenho como tio o Des. Ademar Mendes Bezerra(que está na foto), que é também um historiador, que confirmou que essa foto foi tirado nos 65 anos de casado dos seus avós!!!
    Aline Mendes Bezerra.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Senhora:
    É uma satisfação conhecer mais uma prima. Isto porque estive em Fortaleza, recentemente, e fui brindado por amigo de infância com a importante publicação "Memorial do Centenário de João Bezerra de Menezes" de autoria do Desembargador Ademar.
    Com esta publicação consegui avanços notáveis em meus estudos acerca da Família Saboia, à qual me dedico há 22 anos.
    Neste singelo Blog, de minha autoria, no início do mesmo tem o link que permite download gratuito de meu trabalho acerca de nossa família; e neste trabalho já aparece o nome do Des. Ademar, que também é Saboia, e eu não sabia, em minha santa ignorância: tive a grande alegria de saber que possuo outro primo Desembargador, já que o Byron Frota é meu primo legítimo, filho de minha tia Antonina, irmã de meu pai, Caetano.
    Com relção a foto...(continua)...

    ResponderExcluir
  3. ..digo, com relação a foto em questão, sobre a qual vc. tece comentários, gostaria primeiramente de agradecer-lhe a informação. Depois acrescentar que o Desmbargador deve estar correto, não sòmente por conhecer melhor que a minha pessoa o ramo em questão, já que dele descende diretamente. A Genealogia, diferentemente da Matemática ou da Física , acerca das quais a minha pessoa tem mais conhecimento, já que ensino há 30 anos, não é uma Ciência Exata. Assim, bem sei, corremos o risco de cometermos enganos, uns graves, outros nem tanto. Assim, as informações acerca da foto foram postadas pelo Bias, no Google, eu baseei-me nelas.
    Gostaria de entrar em contato com vc., ou com o Desembargador Ademar, cujo trabalho muito admiro e respeito. Já tenho inclusive uma foto dele(ele está muito bonito...rsrsrs) para ser colocada neste Blog, pois ele é um Saboia ilustríssimo.
    Ele engrandece a nossa família, a exemplo de outros...(continua)...

    ResponderExcluir
  4. ...(...)como Ernesto Deocleciano, Ministro Saboia, Rachel de Queiroz, Caetano Figueiredo, Alte. Julio Saboia, Byron Frota, Ernesto Saboya Junior, Dr. José Saboia, Plínio Pompeu...Tirando o Ernesto Deocleciano e o Dr. José saboia, tive o prazer de conhecer os demais que citei...são tantos, que eu vou parar por aqui.
    Meu email é danielcaetanodefigueiredo@yahoo.com.br; meu telefone (88)9982-5237.
    É uma satisfação conhecê-la.

    Daniel Caetano

    ResponderExcluir
  5. Caro Daniel - o meu cordial abraço. A exemplo de você, também sou Professor da Centenária Faculdade de Direito desde setembro de 1986, tendo também lecionado na UVA quando Juiz de Direito de Coreaú, quanto da URCA, precisamente na Faculdade de Direito do Crato. Tenho acompanhado o seu trabalho de há muito, inclusive no tocante à sua Memória fotográfica. Enquanto você é descendente do Cel José Baltazar Augeri de Sabóia, eu descendo da irmã, Maria Carolina de Sabóia e Silva, casada com o português Custódio José Correia e Silva, o qual foi Vereador em várias oportunidades na herálfica cidade de Sobral, a par de ter sido também Coletor da Mesa de Rendas desta intelectual cidade, ao tempo do Império. Como você deve saber, Maria Carolina se tornou consogra de sua trisavó, Joaquina Inácia Ignacia Figueira de Melo. mulher do Cel. José Sabóia, em razão do casamento de seu filho Domingos José de Sabóia, com Maria Clara, homenagem à nossa Tetravó, descendente da Matriarca dos Bezerra de Menezes da Região Jaguribana (Joana Bezerra de Menezes) e do Capitão-mor de Aracati, José de Castro e Silva, casado salvo engano, com uma neta d referida Matriarca, de modo que os Sabóias são Bezerra de Menezes. A propósito, os Marinhos de Andrade, descendente de uma outra Maria Clara, ssim como os descendentes do Cel. Vicente Sabóia, são por óbvio, os consanguíneos dos descendentes desta ilustrada Grei, que adquiriu o patronímico Sabóia, evidentemente por ser a região onde nasceu Gabriel Augeri, justamente à da Casa Real de Savóia, transformado em Sabóia, por força do sincretismo de nossa língua, que troca o v, pelo b, sendo este o motivo real, como já referi em um ensaio a respeito desta família, ainda no prelo. Repito, no meu entendimento, os descendetes do Cel Ernesto Deocleciano filho de pais sabóias e casado com uma prima legítima, teve nos descendentes dos Marinhos de Andrade e do Cel. Vicenbte Sabóia, ex-Deputado Federal, o fortalecimento deste sangue na Ribeira do Acaraú, mais precisamente, na cidade intelectual, que honrou a Província com os primeiros cearenses bacharelados na Faculdade de Direito de Olina, transmudada para o Recife a partir de 1853. Quqnto à fotografia houve realmente um erro, basta você verificar no opúculo que escrevi sobre o meu Pai ao ensejo de seuu Centenário. Alé na foto tirada a 19.10.1932, diz respeito às Bodas de Ouro, a outra onde me encontro na primeira fila, em uma delas comn a perna ligeiramente levantada, é dos 65 anos de casamento do Cel. Antônio Enéas Pereira Mendes e de D. Regina Sabóia de Aragão Mendes. Um grande abraço, do triplamente parente (Sabóia, Monte, Bezerra de Menezes). Ademar Mendes Bezerra.

    ResponderExcluir
  6. Reproduzindo por incorreção.
    Caro Daniel - o meu cordial abraço. A exemplo de você, também sou Professor, só que da Centenária Faculdade de Direito desde setembro de 1986, tendo também lecionado na UVA quando Juiz de Direito de Coreaú, quanto da URCA, precisamente na Faculdade de Direito do Crato. Tenho acompanhado o seu trabalho de há muito, inclusive no tocante à sua Memória fotográfica. Enquanto você é descendente do Cel José Baltazar Augeri de Sabóia, eu descendo da irmã, Maria Carolina de Sabóia e Silva, casada com o português Custódio José Correia e Silva, o qual foi Vereador em várias oportunidades na herálfica cidade de Sobral, a par de ter sido também Coletor da Mesa de Rendas desta intelectual cidade, ao tempo do Império. Como você deve saber, Maria Carolina se tornou consogra de sua trisavó, Joaquina Inácia Figueira de Melo, mulher do Cel. José Sabóia, em razão do casamento de seu filho Domingos José de Sabóia, com Maria Clara, homenagem à nossa Tetravó, descendente da Matriarca dos Bezerra de Menezes da Região Jaguribana (Joana Bezerra de Menezes) e do Capitão-mor de Aracati, José de Castro e Silva, casado salvo engano, com uma neta da referida Matriarca, de modo que os Sabóias são Bezerra de Menezes. A propósito, os Marinhos de Andrade, descendentes de uma outra Maria Clara, ssim como os descendentes do Cel. Vicente Sabóia, são por óbvio, os maiores representantes por consanguínidade de todos os originários desta ilustrada Grei, que adquiriu o patronímico Sabóia, evidentemente por ser a região onde nasceu Gabriel Augeri, justamente à da Casa Real de Savóia, transformado em Sabóia, por força do sincretismo de nossa língua, que troca o v, pelo b, sendo este o motivo real, como já referi em um ensaio a respeito desta família, ainda no prelo. Repito, no meu entendimento, os descendetes do Cel Ernesto Deocleciano filho de pais sabóias e casado com uma prima legítima, teve nos descendentes dos Marinhos de Andrade e do Cel. Vicenbte Sabóia, ex-Deputado Federal, o fortalecimento deste sangue na Ribeira do Acaraú, mais precisamente, na cidade intelectual, que honrou a Província com os primeiros cearenses bacharelados na Faculdade de Direito de Olina, transmudada para o Recife a partir de 1853. Quqnto à fotografia houve realmente um erro, basta você verificar no opúculo que escrevi sobre o meu Pai ao ensejo de seuu Centenário. Ali na foto tirada a 19.10.1932, diz respeito às Bodas de Ouro, a outra onde me encontro na última fila, em uma delas comn a perna ligeiramente levantada, é dos 65 anos de casamento do Cel. Antônio Enéas Pereira Mendes e de D. Regina Sabóia de Aragão Mendes. Um grande abraço, do triplamente parente (Sabóia, Monte, Bezerra de Menezes). Ademar Mendes Bezerra.

    ResponderExcluir
  7. Reproduzindo por incorreção.
    Caro Daniel - o meu cordial abraço. A exemplo de você, também sou Professor, só que da Centenária Faculdade de Direito desde setembro de 1986, tendo também lecionado na UVA quando Juiz de Direito de Coreaú, quanto da URCA, precisamente na Faculdade de Direito do Crato. Tenho acompanhado o seu trabalho de há muito, inclusive no tocante à sua Memória fotográfica. Enquanto você é descendente do Cel José Baltazar Augeri de Sabóia, eu descendo da irmã, Maria Carolina de Sabóia e Silva, casada com o português Custódio José Correia e Silva, o qual foi Vereador em várias oportunidades na herálfica cidade de Sobral, a par de ter sido também Coletor da Mesa de Rendas desta intelectual cidade, ao tempo do Império. Como você deve saber, Maria Carolina se tornou consogra de sua trisavó, Joaquina Inácia Figueira de Melo, mulher do Cel. José Sabóia, em razão do casamento de seu filho Domingos José de Sabóia, com Maria Clara, homenagem à nossa Tetravó, descendente da Matriarca dos Bezerra de Menezes da Região Jaguribana (Joana Bezerra de Menezes) e do Capitão-mor de Aracati, José de Castro e Silva, casado salvo engano, com uma neta da referida Matriarca, de modo que os Sabóias são Bezerra de Menezes. A propósito, os Marinhos de Andrade, descendentes de uma outra Maria Clara, assim como os descendentes do Cel. Vicente Sabóia, são por óbvio, os maiores representantes por consanguinidade de todos os originários desta ilustrada Grei, que adquiriu o patronímico Sabóia, evidentemente por ser a região onde nasceu Gabriel Augeri, justamente à da Casa Real de Savóia, transformado em Sabóia, por força do sincretismo de nossa língua, que troca o v, pelo b, sendo este o motivo real, como já referi em um ensaio a respeito desta família, ainda no prelo. Repito, no meu entendimento, os descendetes do Cel Ernesto Deocleciano filho de pais sabóias e casado com uma prima legítima, teve nos descendentes dos Marinhos de Andrade e do Cel. Vicenbte Sabóia, ex-Deputado Federal, o fortalecimento deste sangue na Ribeira do Acaraú, mais precisamente, na cidade intelectual, que honrou a Província com os primeiros cearenses bacharelados na Faculdade de Direito de Olinda, transmudada para o Recife a partir de 1853. Qunto à fotografia houve realmente um erro, basta você verificar no opúsculo que escrevi sobre o meu Pai ao ensejo de seuu Centenário. Ali na foto tirada a 19.10.1932, diz respeito às Bodas de Ouro, a outra onde me encontro na última fila, em uma delas comn a perna ligeiramente levantada, é dos 65 anos de casamento do Cel. Antônio Enéas Pereira Mendes e de D. Regina Sabóia de Aragão Mendes. Um grande abraço, do triplamente parente (Sabóia, Monte, Bezerra de Menezes). Ademar Mendes Bezerra.

    6 de março de 2010 12:12

    Postar um comentário



    Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
    Assinar: Postar comentários (Atom)

    ResponderExcluir
  8. Sobral, 10/03/2010.

    Estimado Desembargador Ademar, receba meu fraterno abraço.
    Gostaria de agradecer as suas palavras, em primeiro lugar. Depois, acrecentar que muito mais motivo tem a minha pessoa de admirá-lo e também ao seu Trabalho.
    As suas análises acerca da Família Saboia são profundas, estão corretas e, com toda a certeza, partem de grande conhecedor do assunto.
    A sua publicação sobre o Centenário de nascimento de seu pai foram, volto a dizer, importantíssimas para nosso trabalho. Isto porque eu sempre tive maior conhecimento acerca dos descendentes do Cel. José Saboia(muitos mantiveram o sobrenome, e assim pude fazer mais facilmente a identificação. Os descendentes da Maria Carolina de Saboia de Silva, por esta ser mulher, foram, aos poucos, perdendo o sobrenome, ficando bem mais difícil para a minha pessoa fazer a identificação.
    Como para a Genealogia o importante é o laço de consanguineidade, somos todos Saboia, independentemente de possuirmos ou não o sobrenome em questão.
    Aqui em Sobral estamos à sua disposição.
    É desnecessário falar mais uma vez da satisfação em tê-lo como parente. Agora, mais que isto, como amigo.
    Quando o senhor vier a Sobral, em eu sabendo, irei procurá-lo, para ter o prazer de conhecê-lo pessoalmente.
    Um forte abraço do Primo(Saboia, Castro e Silva, Bezerra de Menezes) e Amigo,
    Daniel Caetano

    ResponderExcluir
  9. Entre os descendentes de Arnaud de Holanda, pode você incluir com absoluta certeza, o Dr. Heráclito Fontoura de Sobral Pinto, descendente de José Mariano Cavalcanti, que foi Presidente de três Províncias ao tempo do Império, entre estas a do Ceará. Ele é também descendente dos VAZ Carrasco, salvo engano, a partir de um irmão do Capitão-mor José de Xerez da Furna Uchoa, sendo igualmente descendente dos Bezerra de Menezes. Procure na Usina das Letras a ascendência do notável advogado do Brasil, nasccido nas Gerais, sendo as minha netas Mariana e Maria Clara, conterrâneas e parentas do saudoso causídico. Um abraço. PS não tenho certeza que Gabriel Augeri e Maria Madalena tenham acompanhado o filho quando este chegou sem que se saiba o motivo, nas Praias do Aracati, onde sou possuidor de um pequeno terreno na Praia da Quixaba. É bom lembrar aos nosso parentes do clã dos Sabóias, que não integramos a Casa de Savóia. A confusão deve-se não apenas ao nome, como do fato de Vicente Cândido de Sabóia, com grandeza, vale dizer sem pagar, pudesse descender da Casa Real da Itália. O lembrete é importante para que não caiamos no ridículo. Um abraço do Ademar Mendes Bezerra. Na hipótese de eventual consulta encaminhar para ademarmbezerra@gmail.com e também para ademarmendes@globo.com. Oprtunamente vou remeter para você, lbreto do Centenário de minha mãe, ocorrido a 10.08.2005, cuja missa foi celebrada na Igreja onde ela se casou em Sobral e não em Guaraciaba do Norte com o então Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, hoje com o nome anteriormente citado, tendo sido realizado na Igreja do Rosário, a 19.02.1923, sendo o casamento civil, verificado horas antes, presidido pelo Dr. José Saboya de Albuquerque, na casa de residência de Francisco Potiguara da Frota, cunhado da noiva, como faz prova a ceritidão ali existente. Novo abraço.

    ResponderExcluir
  10. Prezados primos Bruno, Daniel e Ademar.
    Essa foto originalmente pertence ao meu Tio Assis (recentemente falecido), cuja cópia me foi dada poucos meses antes de sua morte. Nela estão identificados a maioria das pessoas. E foi minha prima Regina, filha dele, quem me informou sobre a data, da qual não duvidei.
    Claro que se o primo Ademar estava lá, com certeza está certo. A propósito, se possível, identifique todos que puder na foto (para estabelecer um padrão, numerando de cima para baixo, da sua esquerda pra sua direita, a partir do 1). Ficarei imensamente grato.
    Um grande abraço a todos e espero que possamos nos encontrar em alguma hora dessas.

    ResponderExcluir
  11. Prima Aline,
    Por favor me perdoe a indelicadeza de não lhe ter respondido diretamente.
    Sim, seu tio tem razão. O engano foi meu.
    Prazer em conhecê-la.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  12. Estimados Primos e Amigos Des. Ademar Mendes e Bias:
    Somente hoje(31/05/2010), pela manhã, tive a alegria de ler os comentários postados, já há certo temo, em nosso Blog. Comentários estes muito interessantes e que nos honram pois engrandecem o nosso Trabalho. Interessantes, também, pois servem como fontes de pesquisa.
    Por sinal, fico a indagar se não existiria, no Site do Blog, algum mecanismo que nos avisasse quando algum comentário é colocado. Isto porque sempre respondo todos os comentários e tenho receio de, se não os ver, comenter a indelicadeza de não responder.
    (Continua)

    ResponderExcluir
  13. (Continuação)Onde se lê, anteriormente, "já há certo temo" leia-se " já há certo tempo".
    Agradeço as valiosas informações do Desembargador Ademar acerca do ilustre Sobral Pinto. Com certeza eu "correrei atrás", pois são informações preciosas.
    Com relação aos comentários do Des. Ademar, concordo em número, gênero e grau. Os Saboia(nós...) não descendemos da Nobreza Italiana. A análise do Desembargador foi perfeita.
    Quanto ao fato de Gabriel Augeri ter trazido o filho para Aracati, tenho quase a certeza de que li esta informação no livro do Barão de Studart(Diccionário Biobibliographico, volumes 1, 2 ou 3, de 1910, etc) Creio que no primeiro volume.
    Infelizmente estes volumes "sumiram" da Biblioteca da Uva e hoje não posso ter acesso a eles.
    (Continua)

    ResponderExcluir
  14. Agradeço antecipadamente ao Desembargador e brevemente estarei enviando-lhe email com meu end. pois muito de honra e interessa o Livro sobre os 100 anos de sua genitora.
    Para o primo e Amigo Bias, assim como o Desembargador, pessoa que prezo sem ter tido ainda o prazer de conhecê-los(este dia chegará, se Deus quiser) eu digo que não se preocupe com relação à data da foto.
    Na Genealogia os equivocos de informações devem ser evitados, mas são inevitáveis, a meu ver.
    Quando corrigidos, então, com foi o caso, nunca existiram.
    Recebam o Des. Ademar e o Bias um forte abraço e as minhas Sinceras Estima e Amizade.
    Daniel Caetano

    ResponderExcluir
  15. Prezado Primo Daniel,

    além do parentesco, temos em comum ainda o fato de sermos professores de Matemática e Física (minha graduação é Matemática e o Mestrado é Física).
    Sim, existe como configurar o seu Blog (na parte dos comentários) de tal forma que um aviso seja enviado para o seu e-mail. Se não conseguir, posso ajudá-lo nessa tarefa.
    Certa vez falamos sobre a "Chácara Estreito" e você ficou de ir à sua antiga sede e consultar documentos para verificar se ainda está em posse da família, lembra-se? Conseguiu alguma coisa?
    Em janeiro de 2012 deveria ir mais uma vez à Sobral (pelas fotos do satélite, a casa sede da Chácara Estreito já está quase toda demolida) e tenho esperança de ainda ver alguma coisa. Talvez pudéssemos nos encontrar!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Postei uma mensagem mas não foi possível publicá=la.

    ResponderExcluir
  17. Quando estiva visitando a Casa Grande, esta já se achava praticamente em ruínas. Os proprietários são descendentes do Prof. Manuel Elísio Feijão, descendente de Anacleto FRancisco Ximenesa de Aragão, avõ de D. Regina Sabóia de Aragão Mendes, mãe do tio Bias. Na ocasião pedi para perguntarem aos proprietários, se venderiam apenas a uqadra onde se acha ou se acha a dita Casa Grande. Até hoje não obtive qualquer resposta. Um grande abraço. Ademar Mendes Bezerra.

    ResponderExcluir