sexta-feira, 22 de maio de 2009

Jorge Luis Borges

"INSTANTES

Jorge Luíz Borges
Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima
trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria
mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido; na verdade, bem poucas
coisas levaria a sério. Seria menos higiênico.
Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais
entardeceres. Subiria mais montanhas, nadaria mais rios. Iria a lugares onde nunca fui.
Tomaria mais sorvetes e menos lentilha. Teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu cada minuto de sua vida de
forma sensata e produtiva. Claro que tive momentos de alegria.
Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons
momentos. Porque, se não sabem, disso é feita a vida, só de momentos. Não percas o de agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente e um guarda-chuvas.
Se voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no
começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e
brincaria mais com as crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram. Tenho 85 anos e sei que estou morrendo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário