terça-feira, 31 de agosto de 2010

Alguns "Causos" da Turma de Engenharia Civil da U.F.C. de 1968

ERA, MAS COM MUITA ARTE...
Contado pelo Costinha
Recentemente me encontrei, casualmente, com o Professor José Lourenço Mont’Alverne. Animado como sempre. Conversador. Contador de ‘causos’. Foi uma alegria.
O Professor Jose Lourenço (O Batatinha), nosso professor e depois meu colega, na UNIFOR, ensinando Mecânica Geral, fazia parte de um grupo que se reunia todo sábado, no Belas Artes da Pontes Vieira. Além de mim, faziam parte no grupo: Hypérides, Professor Nelson Chaves (O Pato Rouco), Fernando Monteiro (Bomba D’água), Professor Augusto Armando (Zóim), José Lourenço e o Rodrigo, Viana da Funceme e outros. O Rodrigo é o filho caçula do José Lourenço, nesta época menino, encarregado de "tomar conta da bebida" do professor.
Outro dia encontrei-me com o Rodrigo. Não o reconheci.
- Professor Costinha, o senhor não está me reconhecendo? Sou o Rodrigo, filho do José Lourenço, encarregado de "pastoreá-lo".
Como sabemos, o Zé Lourenço é um grande conhecedor e apreciador de música clássica, principalmente tratando-se de Beethoven.
Lembremos da famosa aula de música clássica ministrada para nossa turma, com direito a folheto com descrição dos instrumentos, música do gravados do Fernando (‘Abertura 1812’ de Tchaikovsky).
Ao descrever o Corne Inglês, acrescentou:
“Nem é corno, nem inglês”.
Quando ensinava na UNIFOR, existia o curso de Engenharia de Operação, ministrado à noite. Logo, a turma descobriu o gosto do professor por música clássica. Explorava este fato, puxando o assunto, para embromar a aula. Certa vez, o aluno José do Carmo, o vereador, tentando alongar o assunto sobre música, perguntou.
- Professor, aqui entre nós, dizem que o Tchaikovsky era veado?
No que prontamente respondeu alto e indignado.
-Era, mas com muita arte...
***********************************************************************
UNIDADE DE CHEIRO
Contado pelo Ivens
O Costinha relatou que, na turma T-66 existia um determinado aluno avesso a práticas de higiene pessoal, conseqüentemente cheirava mau. Provavelmente, de descendência francesa...
Baseado no fato definiu-se uma unidade de mau cheiro, denominada de “Louis”, em homenagem ao “cheiroso” e, como toda unidade que se preze, deve ter nome 'estrangeiro'. No caso, mais do que adequado, francês.
Assim definida:
Constrói-se um quartinho cúbico com arestas de 1,00m, com uma janela quadrada de lados medindo 10,00 cm, mantida fechada. Cria-se no seu interior três (3) gambás à umidade ótima, durante 30 dias.
Abre-se a janela, coloca-se o nariz a uma distância de 5,00 cm e respira-se durante 10,0 segundos. O 'cheiro' que se sente equivale a 1,00 Louis.
Como o Louis é uma unidade muito grande, usa-se sempre submúltiplos com micro Louis etc
Obs: O operador deve ter bom olfato e não estar acometido de doenças que inibam o olfato, tais como gripes, resfriados etc.
***********************************************************************
O DOPING
Contado pelo Ivens
Segundo o Costinha, o Ariosto Holanda (de uma turma bem antes da nossa) conta que estava com alguns colegas, na própria Escola, estudando para uma prova de Estática. Era uma daquelas viradas de noite para prova na manhã seguinte.
Nisso, chega o Simão, um funcionário da Escola, reclamando de uma puta dor de cabeça. Alguém, então, diz:
- Simão, tem aqui um remédio para dor de cabeça que é tiro e queda.
E deram ao Simão, com meio copo de café, uma daquelas “bolinhas” que a estudantada usava para ficar acordada a noite inteira.
O Simão tomou e sumiu. O pessoal chegou até a esquecer dele. De repente, o Simão aparece. Agora com os olhos bem arregalados e “muito acessos”.
- Como é, Simão, passou a dor de cabeça?
- Passar, passou, mas estou com uma vontade louca de correr...
***********************************************************************
Fonte:http://estoriasdat68.blogspot.com/

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Vox Populi: Cid Gomes venceria(Vencerá) no primeiro turno com 51% no CE




De Cima para Baixo: As duas Primeiras postagens foram colocadas na manhã de Sexta-Feira, dia 27/08/2010; A terceira Postagem foi feita anteriormente, no dia 26/08/2010, aproximadamente meia-noite, em Primeira Mão.
Fonte: Sites dos Jornais Diário do Nordeste e O Globo; Site Terra.

domingo, 15 de agosto de 2010

Fotos de Uma Sobral Antiga






Fonte: Site do IBGE
Estas fotos, conforme já afirmado, as garimpei no Site do IBGE. Tecendo alguns comentários sobre as mesmas, do alto de meus dezessete anos de idade recentemente completados.....
A partir de cima, eu vejo a antiga Praça da Meruoca e nela vemos um Jipe "Cara Alta", produzido nos E.U.A. em 1954, o que nos leva a supor que citada foto teria sido tirada entre 1954 (certamente depois) e início da Década de 1960, a Década Dourada...Ainda nesta primeira fotografia, podemos ver dois casarões à direita da mesma. O da esquerda ficava no local do atual Hotel Vitória e o da direita é o prédio do La Torrinha.
Na segunda fotografia, possivelmente tirada próxima ao Rio Acaraú, podemos ver as Igrejas do Menino Deus e São Francisco. Sobral ainda era bastante desabitada à época desta foto.
Na terceira foto aparece a antiga Rua da Aurora, atual Rua Domingos Olimpio. Podemos notar à direita da mesma o Sobrado do Radier, atual Execute Computadores.
(Depois continuaremos os comentários, se Deus quiser)

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Uma Visita à Antiga Fábrica de Tecidos




Aqui estão sendo construídas as futuras instalações do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral. Fotos tiradas em Junho de 2010.

domingo, 8 de agosto de 2010

Copa de 2010: Brasil versus Holanda, no Afonso Grill









Sexta-feira, 2 de Julho de 2010 pela manhã. Pelas Quartas-de-Finais, Holanda 2, Brasil 1. Era uma vez a Copa de 2010...

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Hiroxima, 6 de Agosto de 1945, Há 65 Anos Atrás...



O Poema é superior à violência. A poesia abaixo foi transformada em música e fez um enorme sucesso no início da Década de 1970, cantada pelo Grupo "Secos e Molhados".
"Rosa De Hiroxima
(Vinicius de Moraes)
Pensem nas crianças mudas, telapáticas
Pensem nas meninas cegas, inexatas
Pensem nas mulheres rotas, alteradas
Pensem nas feridas como rosas cálidas
Mas so não se esqueça da rosa, da rosa
Da rosa de Hiroxima, rosa hereditária
A rosa radioativa estúpida e inválida
A rosa com cirrose a anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume sem rosa, sem nada"

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sábado, 31 de Julho de 2010, Ainda Discorrendo sobre a Política



Na volta da cidade de Forquilha, ainda no sábado, dia 31/07/10, onde eu fora ouvir, prestigiar e apoiar o Sr. Governador Cid Gomes e seus aliados, resolvi dar uma passadinha no Bar do Miriquita. Lá encontrei diversos amigos, o Rogério, o Paulo Melo e o candidato Oman Carneiro.

Cid Gomes Seria(Será) Reeleito Hoje, 04/08/2010



Fonte: Site do Jornal Diário do Nordeste, acessado dia 03/08/2010.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Forquilha, Sábado, 31 de Julho de 2010(II)




Ainda no sábado, dia 31 de Julho de 2010 quando fui à Cidade de Forquilha ouvir e apoiar nosso Governador Cid Ferreira Gomes, antes que este chegasse à Praça onde discursaria, fui tomar uma cerveja no Bar da Dona Marlene e tive a grata satisfação de conhecer pessoalmente o sr. Célio Cavalcante, autor do Blog "Forquilha Ontem Hoje e Sempre"(clique aqui para acessar) e seus amigos.
Na Postagem aparecem, de cima para baixo: o excelente Blog de Célio Cavalcante(Guardião da Arqueologia Cearense); Célio Cavalcante e Daniel Caetano de Figueiredo, em fotografia tirada por seu netinho Andrick Cavalcante; na terceira foto, no Bar de Dona Marlene Madeira, o sr. Onélio Gomes de Araújo um dos membros da Comissão de Emancipação de Forquilha e o forquilhense Luiz Fortino Neto com seu filho Jorge.
Obrigado amigo Célio pelas informações. Esperamos nos reencontrar brevemente.

Brasil x Chile, Copa do Mundo 2010, Affonso Grill













Segunda-feira, dia 28 de Junho de 2010. Pelas Oitavas-de-Final, Brasil 3 x 0 Chile. Neste jogo o Brasil venceu mas não convenceu....

Forquilha, Sábado, 31 de Julho de 2010(I)









Neste dia peguei uma Topic em Sobral e fui levar o meu apoio ao Sr. Governador Cid Gomes, candidato à reeleição.