sábado, 20 de março de 2010

Professor Sampaio


"Nos últimos anos a radiofonia da região vem enriquecendo com o ingresso de talentos oriundos de outras áreas. Quase todos visam apenas compartilhar com o público toda a bagagem cultural e experiência adquiridas ao longo de anos. São advogados, bancários, empresários, educadores, engenheiros, funcionários públicos, médicos, políticos, dentre outros profissionais liberais, em sua maioria já consagrados em outras atividades ou com a missão já cumprida. Ou, até mesmo, aqueles que optam pelo rádio como segunda ocupação. Dentre os que vêm obtendo sucesso também no microfone, merece destaque o professor Francisco Sampaio Sales, 67, apresentador da Rádio Ressurreição AM 1460.
Nascido em Meruoca (CE), no dia 26 de maio de 1942, Professor Sampaio Sales é filho de Maria Sampaio Sales e Gabriel Francisco de Sales. Reside em Sobral desde 1958, quando veio completar seus estudos, tendo sido aluno do Seminário São José de Sobral (CE). Nesta cidade se casou com a bancária (BB) Lysia Pimentel Gomes Sampaio, já falecida, com quem teve os filhos Décio, Jacyra, Enia e Liv. É sobralense por Título de Cidadania concedido através do Projeto de Lei Nº 074, de autoria do vereador Esmeraldino Mendes.
Formado em Letras e Engenharia de Operação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Prof. Sampaio também é detentor de muitos outros títulos na área da educação. É especialista em Ciências da Educação e Mestre em Gestão Pública pela UVA/Universidade de Lisboa. No magistério, iniciou como professor de vários colégios locais, dentre eles, Sobralense, Estadual Dom José Tupinambá da Frota e Santana. Desempenhou, também, importantes funções na área administrativa de várias instituições: Vice-Diretor do Colégio Sobralense, Prorreitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UVA por dez anos, Prorreitor de Educação Continuada por três anos, Chefe do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura de Meruoca (CE), Chefe do Setor Didático da Faculdade de Engenharia de Operação, Supervisor Pedagógico do Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, Chefe do Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia Dom José de Sobral. Atuou, ainda, como Juiz Classista da JCJ de Sobral e como Chefe do Setor de Seleção e Analista de Treinamento da Companhia Cearense de Cimento Portland.
Além da grande contribuição à educação do município, Prof. Sampaio tem destacada participação em diversas instituições socioculturais e clubes de serviços locais, outro motivo para ser merecedor do reconhecimento e do respeito dos sobralenses. Foi Presidente do Rotary Club de Sobral, é membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras (Cadeira nº 5), Membro da Comissão Estadual do Projeto Nordeste (CAPES/FUNCAP), sendo estes os cargos de maior relevância. Por sua operosidade, o educador já recebeu diversas comendas, destacando-se Medalha Paul Harris Fellow The Rotary Foundation do Rotary internacional, Título Paul Harris, Medalha Presidente João Tomé, Placa de Prata do Rotary Club Betânia, Mérito UVA – 30 anos, conferida pela UVA, e Troféu José Maria Soares, concedido pelo Centro Cultural Dom José de Sobral.
Quando ao ingresso no rádio Prof. Sampaio garante se tratar da realização de um antigo sonho, antes impedido pelas inúmeras ocupações. Desde a juventude acompanhou a trajetória dos grandes ícones desse importante meio de comunicação, chegando até a eleger o veterano radialista Marcos da Cruz como modelo profissional a seguir. Com o surgimento da Rádio Universitária AM 1320 de Sobral, hoje Regional, veio a fase de estágio e a realização do Curso de Radialista em 2004, tendo sido apontado pelo Prof. José Teodoro Soares.
Na comunicação, Professor Francisco Sampaio Sales escolheu como meta principal difundir a cultura nas suas mais variadas formas. Queria repartir com os ouvintes o conhecimento e a experiência que adquiriu nas outras atividades. Resolveu, então, fazer isso através do melhor da música popular brasileira, da poesia e da informação de qualidade. Para isso criou o programa “Ao cair da tarde”, que marcou época durante anos na Rádio Universitária, transmitido em cadeia com Educadora e Ressurreição, das 16 às 17h.
Depois de um curto período fora do ar, neste mês resolveu retornar aos microfones da Rádio Ressurreição AM 1460. Atualmente brinda os ouvintes com sua comunicação fácil e músicas criteriosamente selecionadas nas tardes das terças e quintas-feiras no mesmo horário que o consagrou. Dessa forma, o ilustre educador e radialista repassa a receita de como conseguir aquilo que ele sempre defendeu, que é o surgimento de mais programas de qualidades para engrandecer ainda mais o rádio brasileiro. Contatos com Prof. Sampaio: franciscosampaiosales@gmail.com "
Fonte: Coluna do Artemísio da Costa (Jornal Correio da Semana)

domingo, 14 de março de 2010

História do Time do Guarany de Sobral

Pretendemos, brevemente, colocar aqui a História do Clube que é amado pela maioria dos Sobralenses; atendemos sugestão do amigo de adolescência Victor Ponte. Colocaremos,inicialmente, postagens sem obedecer, necessariamente, a cronologia dos acontecimentos. Depois, procuraremos dar uma sequência lógica. Este é o nosso objetivo.
Aí Vai(18/03/2010):
******************************
"O Guarany Sporting Club é um clube de futebol da cidade de Sobral, no Estado do Ceará, Brasil. Foi fundado em 2 de julho de 1938. Seu uniforme é composto de camisa com listras horizontais vermelhas e pretas, calção branco e meias listradas em vermelho e preto. Seu mascote é o Cacique do Vale. Manda seus jogos no estádio Plácido Aderaldo Castelo, o "Junco
Fundação
1938 - No dia dia 2 de julho, na residência do Sr. Luiz Nogueira Adeodato, localizada na esquina da avenida Dr. Guarany com rua Cel. Mont'Alverne, em Sobral, nasceu o Guarany Sporting Club. A origem do nome foi em tributo ao médico Dr. Antônio Guarany Mont'Alverne, filho ilustre de Sobral, que ainda jovem tornou-se o primeiro médico de Sobral nascido na cidade.
Em 2002, alcançou o ponto mais alto de sua história futebolística ao conquistar o acesso para o Campeonato Brasileiro Série B, em virtude do terceiro lugar conquistado na Série C em 2001, e do pedido de licenciamento do Malutron, vice-campeão da Série C daquele mesmo ano."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guarany_Sporting_Club
Post Scriptum: O autor que fez esta postagem na Wikipédia comete equívoco, pois o Dr. Guarany, realmente excelente médico, a exemplo de seus descendentes, não foi o "primeiro médico a nascer em Sobral". Poderei citar dezenas de Médicos sobralenses que o precederam. No momento, recordo-me dos Drs. Manoel Marinho de Andrade, Massillon Saboia de Albuquerque, Visconde de Saboia,(...). Mas pelo que sei, o nome do time foi realmente em homenagem ao excelente Médico e pessoa que foi o Dr. Guarany.
******************************
Estatísticas:
Maior vitória em casa - Campeonato Cearense 2009 -Guarany de Sobral 3-0 Itapipoca
Maior vitória fora- Campeonato Cearense 2010- Maranguape 0-2 Guarany de Sobral
Maior derrota fora -Campeonato Cearense 2010- Horizonte 4-1 Guarany de Sobral
Maior derrota em casa Campeonato Cearense 2009- Guarany de Sobral 1-4 Fortaleza
******************************
"Aconteceu em 1970
O ex-árbitro pernambucano, Louralber Monteiro, que há mais de 3 décadas está radicado em Fortaleza, foi o entrevistado do programa “As Frias do Sérgio”, apresentado pelo jornalista Sérgio Ponte, na Rádio O Povo AM/CBN, no último sábado. Ele relatou um fato que há anos é relembrado por antigos torcedores do Guarany, sobre o episódio que há quase 40 anos envolveu o ponta-esquerda Jaldemir, no jogo Guarany x Ferroviário, disputado no estádio Presidente Vargas, que decidiu o campeonato cearense de 1970. Conta Louralber Monteiro que o Guarany estava retornando a campo para o 2º tempo do jogo, quando Jaldemir ao adentrar o gramado do PV se dirigiu em direção ao árbitro em questão, apresentando-lhe uma proposta indecorosa, que segundo ele, a mando do técnico Ivonísio Mosca de Carvalho. Jaldemir ao conversar com o árbitro teria se expressado da seguinte maneira: nós jogadores e a comissão técnica daremos todo dinheiro da premiação para o Guarany ganhar o jogo. O Sr. topa? No centro do gramado onde se encontrava ao lado dos 2 assistentes, Louralber Monteiro não gostou do que ouviu e imediatamente levou o atleta à presença dos também árbitros, Manoel Alves Araújo e Gilberto Ferreira e pediu para Jaldemir repetir a proposta.
Louralber não contou até duas vezes e expulsou de campo Jaldemir antes de começar o 2º tempo do jogo, além dos jogadores que ocupavam o banco de reservas e o pivô de tudo, Ivonisio Mosca de Carvalho. No 2º tempo o Guarany jogou com um atleta a menos, perdeu o título e o Ferroviário foi campeão naquele ano. Jaldemir depois foi contratado pelo Ceará Sporting Clube, mesmo destino do atacante Carrete, que foi companheiro de Jaldemir no time rubro-negro. "
Fonte: Jornal Correio da Semana
******************************
******************************

quarta-feira, 10 de março de 2010

domingo, 7 de março de 2010

Cid, Tasso e Leônidas recebem Comenda Visconde de Saboia



O governador Cid Gomes, o prefeito Leônidas Cristino e o senador Tasso Jereissati receberam nesta sexta-feira (05), uma das mais importantes comendas sobralenses: a Medalha Visconde de Sabóia, de caráter meritório, e que reconhece as ações dos ilustres personagens homenageados em favor do desenvolvimento do Ensino Superior em Sobral, através da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Durante o encontro, que lotou o auditório da Faculdade de Medicina de lideranças políticas de várias partes do Estado, estudantes do curso de odontologia da própria UFC, fizeram um protesto silencioso contra o que eles consideram falta de estrutura do curso, que estaria atrasando as condições de aprendizagem. Os estudantes entregaram aos homenageados e ao vice reitor da UFC, Prof. Henry Campos, uma carta de reinvidicações.

*Com informações dos Blogs Sobral de Prima(Gemma Galgani) e Sobral em Revista(Rubens Lima)

Alunos do Curso de Matemática da UVA aprovados em Mestrado na UFC



Meus parabéns aos ex-alunos. Desejo-lhes todo o sucesso no Curso.